quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rótulos.

rótulo (latim rotulus, -i, pequena roda)
s. m.
1. Impresso que identifica o conteúdo, as características ou a composição de um produto ou outras informações complementares. = dístico, etiqueta, letreiro
2. Encad. Dístico na lombada dos livros.
3. Designação ou característica definidora, geralmente de carácter!caráter redutor, atribuída a algo ou alguém.
4. Ralo ou pequena grade em portas, janelas, etc.
5. Ant. Pergaminho em que se escrevia.

Sabe, com toda essa mudança de escola, comecei a perceber uma coisa.. Quando minha ex-professora me disse que talvez eu precisasse de um novo lugar para mostrar meu brilho, não dei muita importância para o que disse, mas hoje vejo que tinha razão.

Quando convivemos muito tempo com as mesmas pessoas, todos os dias, elas acabam se esquecendo de pequenas e singelas coisas importantes que existem em cada um dali, seja do trabalho, da escola, do clube, elas acabam criando rótulos, como se aquela pessoa fosse daquele jeito e ponto, nada mais. E o brilho de cada um acaba se ofuscando em meio a isso. E a cada dia que passa isso vai ficando mais intenso, até o momento em que você não enxerga mais a pessoa e sua essência única, e sim o rótulo que foi criado para ela. E nós como sempre, nos acomodamos com isso, como se fosse normal. Isso não existe, não existe a aluna melhor, a outra que é legalzinha e meio bonitinha, uma que é a master linda a outra feia, isso não existe, isso existe nos rótulos que criamos o tempo todo, como se aquela pessoa fosse só aquilo é nada mais.

E cada um vai se colocando dentro desse rótulo e aceitando isso, introduzindo de uma maneira tão intensa que me dá até medo.

Sabe, hoje em uma nova escola, conhecendo novas pessoas, percebo que mesmo com toda a diversidade, com algumas pessoas que me identifico mais, outras menos, percebo que cada um ali tem seu brilho e suas peculiaridades únicas.

A gente só tem que aprender a enxergar o brilho das pessoas. Só.

3 comentários:

  1. Oh, querida! Obrigada pelo comentário lindo e pelo carinho, viu?
    Sabe, lendo o que você escreveu sobre rótulos, pensei que cada vez mais a gente é convidado a se ajustar. A seguir um determinado padrão. E há muitas pessoas que seguem os catálogos da vida e passam a existência tentando se adequar às expectativas que outros traçaram para elas. Cada um em sua prateleira. Cada um em seu lugar. Cada com seu rótulo. E isso, infelizmente, nos retira a singularidade que é a coisa mais linda da vida. Cada pessoa é única. E estamos sempre mudando.
    Por que é preciso seguir uma fórmula? Por que é preciso ser igual?
    É preciso fazer diferença. Na nossa vida e na vida dos outros.É preciso tocar, descobrir quem somos e o que podemos ser.
    Tenho quase 34 anos e todos os dias me surpreendo com quem sou e com toda a potencialidade guardada aqui comigo. Uma das coisas mais legais da vida é isso: descobrir quem a gente é. E com isso, aprender a ser mais tolerante com a diferença. Com as possibilidades de diversidade também tão presentes nos outros.
    Fico feliz com a questão levantada por você. Não sabia que tinha saído do Giordano.
    Mudar faz bem. Dá um medo danado porque nos tira do conforto. Por que nos põe frente ao desconhecido. Mas, é sempre uma excelente oportunidade de nos vermos de outra forma. E só por isso, já vale muito à pena.
    Boa sorte na nova escola.
    Beijos saudosos

    ResponderExcluir
  2. Ah, não precisa agradeçer, você realmente é uma pessoa muito especial.
    Sim, com certeza. Foi exatamente isso que quis passar com a post. Sempre estamos nos adequando a um padrão, sempre.

    Pois é, eu sai. Estou em uma ETEC, porém vou cursar o colegial normal, e não o técnico. É, no começo deu um medo danado mesmo, além de deixar pessoas que eu amo, é como se eu me sentisse segura lá. Mas como na minha nova escola todos são novos, sabe é uma turma que prestou a prova e entrou, uma turma totalmente nova, isso foi bom, porque ali todos estão frente ao desconhecido e com muita vontade de conhecer.

    Obrigada, Dê.
    Boa sorte com tudo, também.

    Um beijo cheio de saudade.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto amiga.
    Sabe, o que você diz aqui é bem verdade, é muito assim, se pararmos para pensar.
    Fui lendo o texto e a cada linha minha cabeça ia se enxendo com imagens e situações que ilustram suas palavras.
    Eu sempre penso em rótulos, mas nunca tinha parado para pensar tão profundamete assim, só que agora que li concordo totalmente com você viu *--*
    Eu espero que sejemos capazes de são unificar nossa imagem às pessoas com apenas um rótulo.
    Desculpe pela demora para ler seus textos amor! Essasoueu SHUASUHUSH

    ResponderExcluir