terça-feira, 28 de julho de 2009

Sociedade dos poetas mortos



Uma escola em que não se pode pensar, menos ainda fazer questionamentos. Esse é o modelo de escola, que é mostrado no filme sociedade dos poetas mortos. Uma escola totalmente tradicional.

Nela o livre pensar é proibido. Na verdade a escola é organizada de modo que os alunos ao se formarem entrem nas melhores universidades. Ou seja, seus métodos baseiam-se em repetir, repetir e repetir, para que os alunos decorem.

Os estudantes apresentados em sociedade dos poetas mortos aceitam o que a escola os impõe, por grande influência dos pais. Estes dizem que querem o melhor para os seus filhos. Mas não perguntam se é isso que eles querem.

Até que o novo professor Keating, em suas aulas, os faz pensar por si mesmos. Toma uma atitude corajosa, foge dos padrões. Não os faz repetir, mas sim os faz pensar, criar, sonhar... Com isso os estudantes passam a entender, a pensar e vêem que devem seguir suas vocações, e não a imposição de seus pais.

Um filme
maravilhoso.

Obs: Dedico essa post a todos aqueles professores que foram e alguns que ainda são importantíssimos na minha vida. Professores tão bons quanto Keating. :D

Um comentário:

  1. É, esse texto eu já tinha lido.
    Adoro esse filme, meus pais que me indicaram para assistir e eu gostei muito! Tipo, é daqueles filmes que acabam e você fica com cara de bobo tipo: "Já acabou? Não tem mais todas as horas de mais história?" SHAUHSAUHS
    Esses professores, como Keating, são deles que precisamos ♥
    Eu não tive tantos professores bons sabe, bons ASSIM. Mas mesmo assim, tive alguns que valeram a pena. Que eram mais do que uma pessoa que quer lhe impor as coisas em sala de aula, eram amigos, eram humanos.

    ResponderExcluir